Um bom rótulo de cerveja é fundamental para causar o impacto visual desejado no ponto de venda e chamar a atenção do público. Afinal, a qualidade da impressão que estampa a garrafa reflete todo o profissionalismo da marca e diz muito sobre o produto.
O mercado oferece hoje diferentes soluções em adesivos para a impressão de rótulos de cerveja. No entanto, a escolha do material ideal deve ser feita considerando, principalmente, a finalidade do produto.
Se você tem dúvidas na hora de escolher o melhor papel para rótulo de cerveja, confira as dicas que separamos no artigo de hoje.
Utilizado para agregar valor, diferenciar a marca e representar o produto, o rótulo de cerveja também atua como uma importante ferramenta de comunicação, uma vez que fornece aos consumidores informações de grande importância, como:
No caso das cervejas artesanais, o rótulo ganha ainda mais destaque, já que pode trazer dicas de consumo (copo ideal, temperatura adequada e harmonizações), estilo da cerveja, curiosidades sobre os ingredientes, história da cervejaria, etc.
Por oferecerem ao público uma experiência exclusiva e personalizada, as cervejas artesanais devem investir ainda mais em um rótulo diferenciado, apostando em materiais “nobres” e de qualidade superior.
Afinal, muitos consumidores de cervejas artesanais escolhem os produtos não apenas pelo preço, mas também pelo rótulo chamativo, diferente e de maior qualidade.
Mas então, qual é o melhor material para rótulo de cerveja?
Para não errar na escolha na hora de produzir os rótulos das suas cervejas, confira nossas dicas a seguir.
A indústria de impressão de rótulos oferece atualmente duas opções de materiais adesivos: o papel a base de celulose e o filme Bopp (Polipropileno Biorientado).
A escolha do material ideal vai depender, antes de tudo, da finalidade da cerveja — produção em larga escala e vida útil reduzida ou produção menor e reutilização da garrafa.
Após analisar esta questão, é hora de conferir as características de cada material e optar pelo que melhor se adequa ao produto.
Conheça um pouco mais sobre o papel e o filme Bopp:
Opção normalmente mais em conta, o papel a base de celulose possui qualidade e durabilidade inferiores ao Bopp, mesmo apresentando uma impressão mais nítida.
Este material é indicado para produção em larga escala, em que o produto terá uma vida útil curta, sendo utilizado pelo consumidor e descartado.
É importante ressaltar que o papel a base de celulose não é recomendado para empresas que pretendem reutilizar as garrafas, já que a remoção do material é mais difícil e gera muitos resíduos.
O rótulo de cerveja em papel couché conta com uma película na superfície para aumentar a durabilidade e garantir mais brilho ao material.
O papel a base de celulose ainda pode receber diferentes opções de acabamento, como laminação fosca ou com brilho e aplicação de verniz.
Produzido com filme plástico de alta resistência, o Bopp é um material mais caro do que o papel. No entanto, a maior facilidade de manusear o Bopp traz mais economia em horas de trabalho para aplicar o rótulo.
Com diversas opções disponíveis, como metalizado, perolizado e transparente, o Bopp é indicado para garrafas que serão reutilizadas. Afinal, o material suporta todo o processo de lavagem e esterilização, podendo durar até 30 reutilizações da mesma garrafa.
Os rótulos de cerveja produzidos em filme Bopp podem receber diversos acabamentos, como o verniz, mas desde que sejam a frio.
Quer saber mais sobre o filme Bopp? Confira nosso artigo sobre o assunto aqui!
Com essas dicas ficou muito mais fácil escolher o papel ideal para rótulo de cerveja, não é mesmo?
Na hora de produzir os rótulos dos seus produtos, conte com as soluções de impressão de rótulos personalizados do Grupo CB.
Seja para pequenas, médias ou grandes tiragens, o Grupo CB realiza a impressão do rótulo da sua cerveja nas opções papel couché ou metalizado e filme Bopp.
Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento.