Se você possui um empreendimento comercial, certamente já ouviu falar em merchandising. Afinal, esta ferramenta de marketing é muito utilizada no varejo, principalmente em pontos de venda físicos. Mas apesar de representar uma estratégia muito comum, nem todos os comerciantes e empreendedores sabem aplicar o merchandising em seus negócios. Por isso, preparamos um conteúdo com dicas para você aprender a destacar sua mercadoria, utilizando o merchandising em seu favor do seu negócio. Confira!
Entendendo o merchandising
O merchandising é um conjunto de estratégias que têm o propósito de melhorar a apresentação, promoção e rotatividade das mercadorias disponíveis no ponto de venda (PDV).
De modo simplificado, o merchandising representa todos os esforços realizados para valorizar uma mercadoria no PDV. É importante esclarecer que esta ferramenta não se limita apenas a produtos sazonais, lançamentos ou ofertas. O merchandising pode ser aplicado a todo o mix de produtos com diferentes objetivos, como:
atrair o público ao estabelecimento;
influenciar o consumidor;
aumentar as compras por impulso;
dar mais visibilidade a determinadas marcas;
diminuir o volume de estoque;
Entre outros… Supermercados, estabelecimentos comerciais, redes de varejo e demais pontos de venda físicos podem se beneficiar do merchandising, desde que exista um planejamento de ações bem estruturado.
Merchandising no ponto de venda: como fazer?
Agora que você já compreendeu o conceito de merchandising, confira como elaborar uma estratégia para aplicar esta ferramenta de marketing no seu estabelecimento.
Defina o público-alvo Conhecer bem o público-alvo é o primeiro passo para atingi-lo com as ações de merchandising. Dessa forma, é preciso entender os hábitos de compra dos consumidores, compreendendo a forma como as pessoas consomem diferentes produtos e como se comportam. Ao conhecer a fundo o público-alvo e suas necessidades, o empreendedor é capaz de elaborar soluções efetivas para atingir esses consumidores.
Estabeleça metas Toda estratégia exige a delimitação de metas claras e prazos bem definidos. Assim, é possível traçar o melhor caminho para atingir os resultados esperados e acompanhar a eficácia das ações. Ao estabelecer uma estratégia de merchandising, o gestor deve ter em mente o seu objetivo, como aumento nas vendas, captação de leads, fidelização de clientes, etc, e qual o prazo necessário para atingir as metas.
Crie os estímulos certos Após conhecer por completo o público-alvo, como suas necessidades, desejos e dores, é hora de definir as ações para atrair a atenção desses consumidores. Ou seja, como base no perfil do público, o gestor deve elaborar estímulos para criar uma conexão entre os consumidores e a marca.
Organize o ponto de venda Para atrair mais público e causar uma boa impressão nos clientes, o ponto de venda deve ser organizado, se tornando um espaço agradável, bonito e convidativo. Para isso, o gestor deve investir no layout e na aparência da loja, mantendo as instalações bem conservadas e apresentando os produtos de forma ordenada. Além disso, vale apostar em uma música de fundo agradável e um aroma que se relacione com a marca. A intenção é despertar os sentidos do consumidor, proporcionando dentro da loja sensações de afinidade e outras emoções.
Destaque os produtos
Uma boa estratégia de merchandising coloca os produtos em destaque no ponto de venda, garantindo mais vendas e chamando a atenção do público. E para alcançar os resultados desejados, não é preciso investir grandes quantias! Basta pensar em formas diferentes de exibir e divulgar os produtos. Confira alguns técnicas para destacar as mercadorias no PDV:
Banner: os banners são opções bastante eficazes para a divulgação de produtos no ponto de venda, pois se adaptam a qualquer ambiente e são grandes o suficiente para chamar a atenção do consumidor para uma determinada ação, incentivando assim a compra por impulso. Geralmente utilizados em promoções sazonais, estes elementos podem conter diversas informações e ainda garantem maior destaque à marca.
Adesivo de chão: o uso de adesivos de chão é uma estratégia bastante eficaz para sinalizar e destacar uma mercadoria, pois essas películas são grandes e bastante chamativas. Assim, é quase impossível que as pessoas entrem no estabelecimento sem perceber o anúncio. Outra vantagem do adesivo de chão é seu caráter decorativo, já que ele pode ser colorido e personalizado, deixando o ambiente mais descontraído e atraente. É importante que o adesivo seja produzido em um material resistente e antiderrapante, visando a segurança das pessoas que irão transitar pela loja.
Expositor para loja: também chamado de display, o expositor é um mobiliário muito utilizado no ponto de venda para destacar uma seleção de produtos durante um lançamento ou ação especial. Podendo ser colocados em diferentes pontos da loja, os expositores ainda valorizam a mercadoria e chamam a atenção dos consumidores que transitam pelo espaço, auxiliando na decisão de compra. Para otimizar ainda mais o uso dos expositores, a dica é investir na personalização desses elementos, criando um mobiliário com as cores e a identidade da marca.
Quer saber mais? Confira como escolher o expositor ideal para o seu negócio aqui!
Conheça os serviços do Grupo CB
Com as dicas que você conferiu acima, ficou muito mais fácil destacar os seus produtos no ponto de venda, não é mesmo? Mas lembre-se de escolher o parceiro ideal para colocar em prática a sua estratégia de merchandising! O Grupo CB é especialista em comunicação visual e oferece as melhores soluções em personalização de banners e faixas, adesivos de chão e expositores de loja para o seu empreendimento. Nossos profissionais executam o seu projeto em diferentes materiais e opções de acabamento, conforme as necessidades do seu negócio. Saiba mais sobre os nossos serviços:
No Grupo CB, você encontra soluções em comunicação visual de alta qualidade, além de toda a expertise de quem está há mais de 30 anos no mercado! Destaque as suas mercadorias e o seu negócio de forma exclusiva e eficiente! Entre em contato com nossos consultores e solicite um orçamento de nossos serviços.