Qualquer ambiente de trabalho, seja uma indústria ou escritório, oferece riscos para os colaboradores. Pensando nisso, é dever das empresas utilizar dispositivos como a placa de sinalização de segurança para preservar a integridade da equipe e reduzir riscos de acidentes.
Afinal, os locais de trabalho são espaços que registram uma grande circulação de pessoas todos os dias.
Se a sua empresa ainda não conta com placas de sinalização de segurança, confira no artigo porque elas são tão importantes nos ambientes de trabalho.
A placa de sinalização de segurança é uma importante ferramenta de comunicação visual, utilizada para alertar o público quanto aos possíveis riscos no local, direcionar o fluxo de pessoas e organizar o espaço.
Através do uso desta ferramenta é possível reduzir os riscos de acidentes, evitar o pânico generalizado em situações de emergência e indicar as atitudes mais adequadas em momentos de urgência.
Afinal, estas placas são desenvolvidas para facilitar a identificação de saídas de emergência, rotas de fuga e áreas de risco, bem como a localização de extintores e demais equipamentos importantes.
As placas de sinalização não costumam ser muito grandes para não gerar um grande impacto visual no ambiente. Contudo, elas são chamativas e apresentam cores fortes que facilitam a visualização a distância, em locais escuros e até em meio à fumaça.
Existem diversos tipos de placa de sinalização de segurança:
Cada tipo de placa possui cores padronizadas que auxiliam na rápida identificação em qualquer ambiente e evitam confusões.
Como mencionamos, as placas de sinalização são chamativas e podem ser percebidas até em situações de pouca visibilidade, através dos modelos fotoluminescentes.
Estas placas são dispositivos com a capacidade de emitir brilho em locais com pouca ou nenhuma iluminação — devido ao efeito fotoluminescente —, orientando as pessoas e garantindo a leitura dos avisos durante situações de emergência ou ausência de energia elétrica.
A norma que estipula o uso das placas fotoluminescentes e determina seus requisitos mínimos é a ABNT NBR 13434.
A autonomia da placa fotoluminescente, ou seja, o tempo de funcionamento do sinal luminoso, deve ser de, pelo menos, 1.800 minutos. Já as cores emitidas devem ser amarelado esverdeado durante o período de autonomia e branco na falta de luz ambiente.
Quer saber mais sobre as placas fotoluminescentes? Confira nosso artigo clicando aqui!
No Brasil, o uso das placas de sinalização de segurança é regulamentado e padronizado por algumas normas.
Confira as principais regulamentações que abordam o assunto:
Vale lembrar que as placas de sinalização de segurança são exigidas por lei em qualquer tipo de empresa, independente do setor e da quantidade de colaboradores.
Quando o assunto é placa de sinalização, não podemos deixar de falar sobre as diferentes cores utilizadas em cada tipo de placa.
Você sabia que as cores são padronizadas visando a transmissão de diferentes mensagens para o público que frequenta determinado espaço?
Confira o que significa cada cor:
Como você conferiu, as placas de sinalização de segurança desempenham um papel essencial nas empresas, contribuindo para o bem-estar de toda a equipe.
Dessa forma, na hora de implantar a sinalização de segurança no local de trabalho é preciso contar com um parceiro sério, que ofereça produtos de alta durabilidade e resistência.
Há mais de 30 anos no mercado da comunicação visual, o Grupo CB entrega as melhores soluções em sinalização de segurança para empresas de diversos segmentos.
As placas de segurança são fabricadas em impressão digital de alta resolução e seguem os padrões de cores estipulados pela NPT-020.
O Grupo CB produz placas em PVC, alumínio ou chapa galvanizada, utilizando apenas materiais com laudo técnico emitido pelo fabricante.
Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento de placas de segurança para o seu negócio. Consulte também as opções de placas de segurança fotoluminescentes.