Rótulos de produtos alimentícios: quais são as obrigatoriedades

Você sabia que grande parte dos consumidores brasileiros estão atentos às informações apresentadas nos rótulos de produtos alimentícios? O cenário foi apresentado em um levantamento realizado pela Tate & Lyle, fornecedora global de ingredientes para alimentos e bebidas.

Segundo a pesquisa, mais de 85% dos brasileiros leem os rótulos de informações nutricionais dos produtos. Essa mudança no comportamento do consumidor se deve em grande parte à busca por um estilo de vida mais saudável e uma dieta com menos calorias.

Neste contexto, os rótulos de produtos alimentícios se tornam ainda mais importantes para a escolha do produto no ponto de venda e o aumento do faturamento da empresa.

Se você quer entender mais sobre as obrigatoriedades dos rótulos dos produtos e como elaborá-los de maneira correta, continue acompanhando o artigo de hoje.

Os rótulos de produtos alimentícios

Por representar o primeiro contato físico do cliente com o produto, a embalagem deve conter um rótulo bem elaborado, que se destaque nas prateleiras e chame a atenção dos consumidores.

Afinal, em meio a um setor tão concorrido como o ramo alimentício, o rótulo dos produtos se torna o grande responsável por convencer o consumidor a levar determinada marca ao invés das dezenas de outras opções disponíveis.

Nesse sentido, é fundamental para as empresas compreenderem que os rótulos e embalagens são tão importantes quanto a qualidade e o sabor de seus produtos.

Portanto, para garantir que as mercadorias ganhem destaque nas prateleiras dos supermercados, vale investir em rótulos com um design inovador e que contenham aplicação de cores, texturas ou brilho.

Investir em um rótulo de produto bem elaborado e com materiais de qualidade pode se tornar um diferencial no ponto de venda, fazendo com que o cliente decida pela sua marca no momento da compra.

As empresas devem se preocupar com as informações disponibilizadas nas embalagens de seus produtos, uma vez que os rótulos devem apresentar a composição do alimento e os dados nutricionais de maneira transparente e verdadeira.

Quais informações devem constar no rótulo?

Para garantir que os consumidores tenham acesso às informações referentes à composição dos produtos alimentícios, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu as informações que devem constar nos rótulos e embalagens.

Confira quais itens são obrigatórios nos rótulos de produtos alimentícios:

  • Descrição do nome
    É fundamental descrever o nome do alimento no rótulo para evitar que o consumidor confunda o produto com outras variedades, como laticínios, carnes, ovos, etc. A descrição do nome do alimento deve ser clara e estar em um local visível da embalagem.
  • Prazo de validade
    O prazo de validade é uma das primeiras informações que os consumidores procuram nos rótulos de produtos alimentícios. Afinal, ela é essencial para definir se o alimento está ou não apto para consumo. De acordo com a legislação, produtos com prazo de validade menor que três meses devem informar no rótulo o dia, o mês e o ano do vencimento. Já produtos com validade superior a três meses precisam informar apenas o mês e o ano do vencimento.
  • Origem do produto e lote
    O rótulo deve informar quem é o fabricante do produto, o endereço de fabricação do alimento e as informações da empresa, como CNPJ, telefones, contatos do SAC e endereço eletrônico. Além disso, o rótulo também deve apresentar o número do lote para identificação posterior caso o consumidor tenha algum problema com o produto.
  • Lista de ingredientes
    Outra informação bastante procurada nos rótulos dos produtos é a lista de ingredientes. Afinal, muitas pessoas possuem restrições alimentares e precisam estar atentas à composição dos alimentos. A lista de ingredientes deve ser informada em ordem decrescente, de maneira que o ingrediente em maior quantidade seja o primeiro listado e o de menor quantidade seja o último. Alimentos compostos por um único ingrediente, como leite, farinha, açúcar, café e vinagre não precisam informar a lista de ingredientes na embalagem.
  • Informação nutricional
    A tabela nutricional reúne informações como porção, valor energético, valores diários e quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras, sódio, vitaminas, etc. A leitura e interpretação da tabela nutricional costuma gerar muitas dúvidas nos consumidores, por isso, é essencial que o seu produto apresente uma tabela bem elaborada e de fácil entendimento. Recomenda-se contar com o auxílio de um nutricionista para elaborar a tabela nutricional dos produtos alimentícios.
  • Conteúdo líquido
    De acordo com a lei, o rótulo deve informar a quantidade do alimento presente na embalagem em unidade de massa (gramas ou quilos) ou volume (mililitros ou litros). Em algumas situações, o peso da embalagem também deve ser expresso no rótulo do produto.

Adequar os rótulos de produtos às exigências da Anvisa, além de evitar que a empresa seja multada e enfrente problemas fiscais, transmite maior confiança ao consumidor.

Para conquistar melhores resultados de venda através dos rótulos dos produtos, conte com um parceiro referência em comunicação visual e rótulos personalizados.

O Grupo CB possui uma estrutura fabril completa para atender pequenas, médias e grandes tiragens com máxima agilidade e alta qualidade.

Nossos rótulos são ideais para qualquer tipo de embalagem e oferecem resistência à umidade, água e produtos químicos, elementos que podem entrar em contato com os produtos alimentícios durante os processos de conservação e transporte.

Quer desenvolver rótulos de alta qualidade e totalmente alinhados à identidade da sua empresa? Então entre em contato com nossa equipe de especialistas e faça um orçamento.

Você já conferiu aqui no blog um artigo sobre placas de sinalização interna, no qual mencionamos a categoria de sinalização de segurança. E no conteúdo de hoje, vamos nos aprofundar ainda mais no assunto e falar sobre ela: a placa de sinalização de segurança.

Obrigatória dentro de empresas dos mais variados ramos de atuação, a sinalização de segurança desempenha um importante papel no ambiente de trabalho, sendo essencial para garantir o bem-estar e a proteção de toda a equipe.

Considerando toda essa importância, nós elaboramos este artigo para te ajudar a entender mais sobre a placa de sinalização de segurança e suas diferentes categorias.

Continue acompanhando e boa leitura!

A importância da sinalização de segurança

Toda empresa tem a obrigação de assegurar a proteção de seus colaboradores durante o expediente.

Por isso, quando se trata de prevenir acidentes e proporcionar um ambiente profissional de maior qualidade, a sinalização de segurança cumpre um papel fundamental dentro das organizações.

As placas de sinalização de segurança facilitam a organização do espaço interno, direcionam o fluxo de pessoas, advertem os funcionários quanto aos possíveis riscos no local e reduzem a ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.

A importância destes equipamentos de proteção coletiva (EPC) é tanta, que existe uma Norma Reguladora, a NR-26, apenas para especificar e padronizar as regras de sinalização.

Através das placas de sinalização de segurança, os colaboradores são orientados sobre como devem se comportar em determinadas áreas da empresa e quais cuidados preventivos devem tomar.

Uma sinalização de segurança adequada traz resultados positivos tanto para o ambiente de trabalho e o desempenho dos funcionários quanto para os resultados da empresa.

Categorias de sinalização de segurança

As placas de sinalização de segurança devem transmitir diferentes mensagens de maneira clara e eficiente, além disso, elas precisam ser entendidas por qualquer pessoa que circule pelo local.

Por isso, esse tipo de sinalização utiliza símbolos universais e cores padronizadas, seguindo o que foi estipulado pela NR-26.

Confira quais são as quatro categorias da sinalização de segurança, classificadas conforme a mensagem e a área de instalação:

  • Sinalização de perigo
    As placas de sinalização de perigo indicam a adoção de cautela e apontam locais perigosos que devem ser evitados, como áreas restritas, risco de contaminação, queda de objetos, alta tensão, etc. Essas placas possuem o fundo amarelo e os escritos em preto.
  • Sinalização de emergência
    Utilizadas para indicar saídas de emergência, rotas de fuga e a localização de equipamentos para situações emergenciais, as placas de emergência possuem o fundo verde e os símbolos em branco.
  • Sinalização de obrigação
    Esta sinalização indica a obrigatoriedade da utilização de equipamentos de proteção individuais (EPI), como óculos, luvas e capacetes em determinadas áreas ou setores da empresa. A sinalização de obrigação tem a finalidade de prevenir acidentes de trabalho e preservar o bem-estar dos funcionários. Essas placas são confeccionadas em fundo azul e escritos brancos.
  • Sinalização de aviso
    As placas de sinalização de aviso informam quais atitudes estão proibidas em determinada área ou durante o manuseio de equipamentos e materiais. Esse tipo de sinalização normalmente é utilizado devido a presença de substâncias radioativas ou inflamáveis. As placas de aviso possuem fundo amarelo e escritos em preto.

As cores da placa de sinalização

Como você conferiu, as placas de sinalização apresentam cores distintas de acordo com a mensagem a ser transmitida.

Seguir os padrões de cores é fundamental para evitar confusões na sinalização e até mesmo possíveis acidentes no ambiente de trabalho.


Conheça as principais cores utilizadas nas placas de sinalização e para que elas servem:

  • Vermelho: utilizada para identificar equipamentos de proteção e de combate a incêndios, além de representar proibição e parada obrigatória.
  • Amarelo: é utilizada para sinalizar áreas de risco, indicando “cuidado”.
  • Verde: sinaliza rotas de fuga e saídas de emergência, caracterizando “segurança”.
  • Azul: usada para indicar ações obrigatórias e comunicar avisos.
  • Laranja: representando “perigo”, é a cor utilizada em caixas de energia e áreas de construção.

Ficou interessado nas placas de sinalização de segurança para a sua empresa? Então conte com o Grupo CB para sinalizar o seu ambiente de trabalho!

Atuando há mais de 30 anos no mercado de comunicação visual e impressão digital, o Grupo CB confecciona as mais diversas placas de sinalização de segurança, seguindo rigorosamente as determinações NPT-020 (Corpo de Bombeiros).

Acesse o site e solicite um orçamento sem compromisso. A equipe de especialistas do Grupo CB está pronta para te ajudar!

Quando o assunto é comunicação visual, os empreendedores devem ter em mente que o interior do estabelecimento é tão importante quanto a parte externa. Afinal, ferramentas como as placas de sinalização interna, por exemplo, facilitam a comunicação e otimizam a circulação de pessoas no ambiente.

Com diversas funcionalidades, essas placas podem ser utilizadas em empresas, estabelecimentos comerciais, fábricas e qualquer outro espaço que necessite de sinalização e orientação interna. Você que possui um negócio, já considerou investir em placas de sinalização interna para o seu empreendimento?

No artigo de hoje vamos explicar a importância de adotar esta eficiente ferramenta de comunicação visual na sua empresa.

Continue a leitura!

As placas de sinalização interna
As placas são ferramentas utilizadas para estabelecer uma comunicação visual, verbal ou não, com o público.

Estes elementos visam transmitir regras de conduta e procedimentos de segurança para um determinado local, além de instruir as pessoas na realização de diversas atividades, tanto cotidianas quanto de risco ou emergenciais.

No âmbito comercial, as placas de sinalização interna têm a importante função de orientar o acesso, informar o público sobre promoções e localização de produtos ou setores, facilitar o fluxo de pessoas e promover uma melhor experiência de compra e atendimento.

Tipos de sinalização interna
Como mencionamos, as placas de sinalização interna possuem diversas funcionalidades dentro do espaço. Por isso, é importante conhecer os tipo de placas e escolher quais se adaptam melhor ao seu negócio.

Confira as categorias de sinalização interna:

  • Sinalização de segurança
    Essenciais em ambientes com circulação de pessoas, as placas de sinalização de segurança visam evitar acidentes, comunicar medidas de proteção e orientar quem transita pelo local.

    Avisos de piso molhado, saídas de emergência e extintores de incêndio são exemplos de placas de sinalização de segurança.
  • Sinalização arquitetônica
    As placas de sinalização arquitetônica são utilizadas para informar e guiar o público dentro do espaço, direcionando o acesso aos mais diversos locais, como banheiros, provadores, escadas, caixas, elevadores, etc.
  • Sinalização promocional
    Bastante utilizada diretamente no ponto de venda (PDV), a sinalização promocional visa divulgar produtos, serviços e preços ao consumidor, de maneira a atrair o público-alvo a entrar no estabelecimento e realizar uma compra.

Por que investir em placas de sinalização interna?
Quem possui um empreendimento comercial e trabalha com atendimento ao público sabe o quanto uma comunicação visual eficiente é importante para o desenvolvimento do negócio.

Dessa forma, a sinalização interna deve fazer parte do dia a dia do estabelecimento, contribuindo para otimizar a comunicação entre empresa e consumidores.

Investir em placas de sinalização interna para o seu empreendimento, seja do ramo de produtos ou serviços, além de ser essencial para compor uma comunicação visual efetiva e chamativa, proporciona uma melhor experiência aos clientes que frequentam o seu estabelecimento.

Afinal, no momento da compra os consumidores precisam de um ambiente bem organizado que facilite a busca pelos produtos com maior agilidade. Lembre-se sempre que clientes satisfeitos têm maiores chances de indicar a empresa para outras pessoas e retornar para uma nova compra.

Dicas de sinalização interna
Com os benefícios que as placas de sinalização interna oferecem, fica fácil de entender porque elas são importantes para o desenvolvimento dos empreendimentos comerciais.

Contudo, vale ressaltar que ao investir nesses elementos, o empreendedor deve se atentar para algumas questões:

Identidade da marca: as placas de sinalização interna, desde que não sejam de segurança, devem ser elaboradas de acordo com a identidade visual da marca, respeitando o design e o padrão de cores já utilizados pela empresa.

Legibilidade: a função das placas é informar de maneira rápida e com clareza, por isso, utilize uma linguagem acessível, escreva poucas palavras e certifique-se de que os desenhos sejam legíveis.

Posicionamento: para garantir que as placas de sinalização desempenhem o seu papel de maneira correta, tenha certeza de posicioná-las nos lugares certos dentro do estabelecimento.

Quantidade: as placas de sinalização interna contribuem para a identidade visual da empresa e são muito úteis no dia a dia, mas lembre-se de não exagerar na quantidade. Muitas placas comunicando diversas informações poluem o ambiente, sobrecarregam a visão e podem confundir ainda mais o público.

Na hora de planejar as placas de sinalização para o seu empreendimento, conte com o auxílio do Grupo CB. Somos especialista em comunicação visual em Curitiba e região, o Grupo CB produz placas de sinalização de alta qualidade para as mais diversas aplicações.

Fabricadas em PVC, alumínio ou chapa galvanizada, nossas placas seguem os padrões de cores e normas de identificação, proporcionando maior segurança para o seu estabelecimento.

Confira nossas opções de placas fotoluminescentes ou de impressão digital de alta resolução.

Entre em contato com a equipe CB e solicite um orçamento!