fbpx

open_in_new PDV

5 Estratégias de Organização das Gôndolas para melhorar a Experiência do Cliente

Seja em supermercados, lojas de conveniência ou demais estabelecimentos do varejo, a organização das gôndolas no PDV vai muito além da simples distribuição dos produtos.

Além de otimizar o espaço, um layout de gôndolas bem-planejado também melhora a experiência dos consumidores e influencia nas decisões de compra.

Se você tem dúvidas quanto a importância da organização das gôndolas para o sucesso das vendas no estabelecimento, não deixe de conferir este artigo e anote as dicas que preparamos. Boa leitura!

A importância de uma boa organização das gôndolas

Em estabelecimentos comerciais, principalmente nos supermercados, é normal que os consumidores passem por todos os corredores procurando os produtos que desejam comprar.

Neste cenário, a organização das gôndolas representa uma eficiente estratégia para facilitar a visualização das mercadorias, promoções e ofertas, e estimular os clientes a comprar tanto aquilo que necessitam quanto produtos complementares.

Um layout de gôndolas estrategicamente planejado, com mercadorias visíveis e organizadas por seções, traz diversas vantagens para o estabelecimento, como:

  • Maior atratividade na exposição dos produtos; 
  • Melhora na orientação dos consumidores;
  • Auxílio na identificação das categorias dos produtos;
  • Experiência de compra mais agradável; 
  • Estímulo do interesse dos consumidores;
  • Aumento do ticket de venda;
  • Fidelização de clientes;
  • E muito mais!

5 estratégias para adotar

Se você deseja melhorar a experiência de compra dos seus clientes e ainda aproveitar todas as demais vantagens que a organização de gôndolas proporciona para o ponto de venda, não deixe de colocar em prática as estratégias que separamos.

 

1. Identifique as áreas de maior circulação
Identificar as áreas mais movimentadas (pontos quentes) e menos movimentadas (pontos frios) contribui para a organização estratégica das gôndolas de supermercado.

Isso porque, ao identificar as áreas de maior circulação, é possível direcionar as mercadorias com maior lucratividade para esses espaços, ou ainda posicionar itens com baixa saída para estimular a compra.

Ter conhecimento sobre os locais de maior e menor movimentação dentro do ponto de venda permite a organização mais inteligente do espaço e a elaboração de um layout de gôndola mais eficaz.

 

2. Organize os níveis das prateleiras estrategicamente
As gôndolas de supermercado possuem diversos níveis que devem ser considerados na hora de organizar as mercadorias. Mas lembre-se: a distribuição dos itens em cada nível jamais deve ser feita aleatoriamente.

O layout de gôndolas é definido de acordo com a relevância de cada mercadoria. Assim, na hora de organizar os níveis das prateleiras, tenha em mente a seguinte divisão:

  • Acima da cabeça: área indicada para produtos que os supermercados precisam oferecer, mas que não possuem um grande volume de vendas;
  • Na altura dos olhos: área de destaque, com produtos de alta demanda e rentabilidade, e que costumam ser comprados por impulso;
  • Na linha da cintura: área ainda dentro do campo de visão, ideal para produtos com rotatividade e boa demanda;
  • Abaixo da cintura: espaço indicado para itens com preço mais em conta e que costumam ter boa rotatividade;
  • próximo ao chão: espaço reservado para produtos mais pesados, visando evitar danos no deslocamento ou acidentes.

 

3. Mantenha o sentindo direita-esquerda: Durante as compras, os clientes costumam andar da direita para a esquerda devido ao fluxo de movimento.  

Por isso, na hora de organizar as gôndolas de supermercado, a dica é expor os produtos de maior giro e com maior possibilidade de venda nas prateleiras do lado direito do corredor. Esta prática faz com que os clientes que circulam pelo ambiente direcionem a atenção para os itens que possuem maior saída.

 

4. Coloque em prática a verticalização de produtos: A verticalização é uma estratégia de disposição de mercadorias que pode ajudar o consumidor a encontrar os itens desejados nas gôndolas de supermercado.

Isso porque ela consiste em organizar as prateleiras no sentido padrão de leitura: de cima para baixo e da direita para a esquerda. 

Com esta estratégia, o cliente consegue localizar os produtos mais rapidamente, além de visualizar outros itens da mesma categoria com facilidade.

A verticalização ainda contribui para que os consumidores comprem mercadorias complementares, que não estavam previstas na lista de compras. 


5. Aproveite as pontas de gôndola:  Por ficarem posicionadas nas extremidades, as pontas de gôndola oferecem uma ótima visibilidade, deixando os produtos em maior evidência e estimulando ainda mais a compra. Dessa forma, estes espaços devem ser aproveitados ao máximo durante a organização das gôndolas de supermercado.

Para maximizar a exposição, as mercadorias podem ser organizadas verticalmente ou em blocos. Mas lembre-se de expor poucos itens (no máximo três) nestes espaços, para evitar que muitas mercadorias sejam agrupadas e passem despercebidas.

Estas dicas de organização de gôndolas podem transformar o sucesso do seu negócio, aumentando o fluxo de clientes, melhorando a visibilidade dos produtos e otimizado as vendas. Isso porque, ao adotar estas práticas, você estará não apenas otimizando o espaço físico, como também criando uma jornada de compra mais intuitiva e agradável para os consumidores.

 

Grupo CB: seu parceiro em comunicação visual em Curitiba e Região

Se você está em Curitiba ou Região e busca soluções de alta qualidade para melhorar a organização das suas mercadorias no ponto de venda, conte com o Grupo CB.

Especialista em comunicação visual há mais de 30 anos, o Grupo CB oferece soluções personalizadas em materiais de PDV para otimizar os layouts de gôndolas de diferentes tipos de estabelecimento.

Com um time qualificado e alta tecnologia, nossos materiais ajudam a transformar a experiência de compra dos seus clientes e impulsionar as suas vendas.

Entre em contato conosco e descubra como podemos maximizar o visual da sua marca no PDV.

Gostou das dicas?

Para conferir outros conteúdos sobre organização das gôndolas, estratégias para o ponto de venda, merchandising e outros temas, acesse o blog do Grupo CB.

Não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do Grupo CB. Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin.

Siga no Instagram